EXPERIÊNCIA DE VIDA & PROFISSIONAL

WILSOM MOURA atua como strategic thinker, palestrante, mentor e escritor, com o propósito de viabilizar pessoas e organizações a projetar estratégias de mentalidade de crescimento, maturidade emocional e a pacificação da mente, assim como otimizar metas e investimentos, vivenciar experiências transformadoras e de autorrealização.

Iniciou sua carreira profissional no grupo Teledyne Technologies, ocupando os cargos de engenheiro mecânico e superintendente técnico-comercial. Posteriormente, recebeu um convite para trabalhar na Decathlon, França, onde viveu durante quatro anos atuando como gerente de produto e de mercado. Em Paris, realizou o curso ‘Commerce Internationale – École Supérieure du Commerce Extérieur’, aperfeiçoando-se em Gestão de Produtos e Planejamento Estratégico.

Ao retornar ao Brasil, criou sua própria empresa na área de Comércio Exterior, dando início a um ciclo empreendedor, e pós-graduou-se em Gestão pela Qualidade Total, com especialização em Sistemas de Gestão Integrada (SGI) e Responsabilidade Social (SA8000).

A experiência multidisciplinar e cultural como líder executivo adquirida ao longo de 17 anos despertou o interesse pelo desenvolvimento humano. Visando ampliar suas competências sobre os mistérios da mente e suas relações de dualidade entre ignorância e sabedoria, decidiu conviver com 5000 monges tibetanos no período de 3 meses na Índia, num treinamento avançado de Concentração Meditativa, Mindfulness e Yoga tibetano.

Além da sólida formação profissional, participou ativamente de especializações sobre técnicas globais de Mentoring, Coaching, Liderança Motivacional e Qualidade Humana, em vários países:
– Formações Professional & Master em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado Isor: Instituto Holos, Brasil.
– Mentoria Estratégica: Creative Learning Institute, Brasil.
– Feng Shui (Escola Ba Zhai): Hong Kong, China.
– Medicina Tibetana: Instituto Men-Tsee-Khang, Dharamsala, Índia.
– Meditação: monastério de Kopan, Kathmandu, Nepal; mosteiro de Namgyal, Dharamsala, Índia; Universidade Central para Estudos Tibetanos, Sarnath, Índia; Universidade Monástica de Sera Jey, Bylakuppe, Índia; monastério budista de Wat Sun Mokkh, Chaiya, Tailândia.
– Meditação Vipassana: McLeodganj, Índia.
– Meditação e Técnicas de Respiração: Osho Multiversity, Poona, Índia.
– Yoga tibetano: Instituto Men-Tsee-Khang, Dharamsala, Índia.
– Seamm-Jasani: Escola Mmulargan, Chile.

Realinhou sua atividade profissional em 1999, a partir de ampla vivência internacional em 29 países distribuídos entre as Américas do Norte e Sul, Europa e Ásia. Nesse percurso, pesquisou frameworks, metodologias e melhores práticas, quando deduziu que o que realmente estava produzindo era a Arte da Engenharia. Engenharia de desempenho humano. Engenharia de vida. Uma clara visão de que a ciência possui uma natureza espiritual, transformando o engenheiro mecânico em engenheiro de vida.

Autor do livro ‘Fator Zen – Um Convite à Paz Interior’ e idealizador da Escola de Engenharia de Vida.