WILSOM MOURA atua como mentor e strategic thinker de acordo com os seguintes propósitos:

– Otimizar erros e investimentos.

– Sintetizar e harmonizar vontades, tendências, coerências e prioridades.

– Entender e pacificar a mente.

– Aprimorar competências, potenciais e talentos.

– Projetar estratégias de mentalidade de crescimento, satisfação e alta performance.

– Vivenciar novas experiências conscientes, harmônicas e prósperas.

– Aconselhar, orientar e apontar caminhos alternativos.

O QUE É MENTORING?

Mentoring ou Mentoria é uma metodologia estratégica de desenvolvimento que abrange a figura do mentor e seu mentorado (aprendiz/cliente). O termo ‘mentor’ se origina na Grécia Antiga e tem como significado uma pessoa com discernimento, visão sistêmica, habilidades empáticas, comprovado conhecimento e experiência em determinada(s) área(s), no sentido de inspirar/aconselhar/orientar a resolução de necessidade específica, seja profissional, pessoal (mental, emocional, familiar, financeira, estratégica, etc.), social ou espiritual.

Portanto, Mentoring é uma atividade sistêmica emulticultural onde o mentor inspira e direciona o despertar consciente da sabedoria inata do mentorado, por meio da transferência de ideologias, conhecimentos, habilidades específicas e insights, com foco no aprendizado contínuo e na expansão de suas competências e talentos para dimensionar e adequar o momento presente, ampliar a visão de si mesmo e de mundo, buscar soluções para os obstáculos e projetar o futuro.

COACHING

Coaching também é uma metodologia ou ferramenta estratégica de aprimoramento pessoal, envolvendo o coach (facilitador/instrutor) e um coachee (cliente). É um processo metodológico que pode ser utilizado com um ou vários clientes.

É importante salientar que, tanto o mentor como o coach devem ser profissionais com experiência comprovada, utilizar processos com metodologias abrangentes e sejam certificados por instituições acreditadoras.

Diferenças entre Mentores, Coaches, Consultores e Psicoterapeutas

Existem diferenças distintas entre consultores, mentores, coaches e terapeutas. Psicoterapeutas (psicólogos) trabalham com base nas percepções, emoções ou problemas comportamentais momentâneos apresentados pelos clientes/pacientes, abrangendo sintomas do passado e do presente e, portanto, complexos. A partir de avaliações e diagnósticos, determinam sessões/consultas, sem prazos predefinidos e, portanto, mais longos.

Consultores são contratados para solucionar certas tarefas com resultados previamente definidos de acordo com uma área de seu próprio domínio, por um período determinado.

Mentores e coaches utilizam suas expertises, experiências e metodologias para solucionar demandas específicas com foco no momento presente e o olhar no futuro. Coaches procuram explicitar metas buscando soluções mais ágeis e, para tanto, podem realizar tarefas juntamente com o cliente, de forma a facilitar e agilizar o trabalho. Já o mentor inspira, aconselha, orienta, coordena e direciona, atuando com metas e/ou objetivos, num projeto integral de autoconhecimento (autodimensionamento, automotivação e autodirecionamento). Em ambos os casos, nas atividades de mentoring e coaching, o foco é sempre o dimensionamento e adequação do presente, assim como a respectiva projeção do futuro.

Modo de funcionamento

As atividades de Mentoring e Coaching acontecem por meio de encontros avulsos ou periódicos, via chamadas de vídeo e voz, ou pessoalmente, seja em nossa sede ou local a combinar.

Clique acima e entre em contato conosco.