A CIÊNCIA DA MEDITAÇÃO

Curso Estratégico de Aprimoramento

Mentor: Wilsom Moura

“O propósito da meditação não é o controle dos pensamentos: é criar competências para que eles não o controlem.” Wilson M. Moura

Visão geral

O filósofo grego Aristóteles sintetizava que somos aquilo que fazemos, todavia ainda não nos motivamos a contemplar o que fazemos. Passamos grande parte da vida estudando disciplinas que desenvolvem o raciocínio lógico do cérebro e temas de fora para dentro, usualmente focados no passado ou no futuro, desprezando o presente e esquecendo que todos os fenômenos da natureza são manifestações energéticas, passíveis de transformação.

Ao nos conscientizarmos que a mente também é uma forma de energia, adquirimos o poder de transcender, ou seja, redimensionar a percepção sobre o que fazemos, como fazemos, suas causas, circunstâncias e consequências. Focar nos poderes mais sutis da mente como a contemplação do momento presente, a quietude mental e a espiritualidade. Priorizar questões essenciais e refletir sobre o genuíno sentido da vida: transformar nossas sensações, percepções, formações mentais, pensamentos. Em última análise, transcender a ignorância mental condicionada, causa raiz do sofrimento.

A Meditação é uma metodologia de desenvolvimento pessoal e espiritual, a ciência de conectar a mente com aquilo que está acontecendo e, ao mesmo tempo, lidar com isso; uma filosofia de vida preparatória para o viver sabiamente. Se bem assimilada visa expressar três poderes: luminosidade, insight e sabedoria. Porém, de acordo com estatísticas internacionais, apenas 3% das pessoas que se iniciam na prática da meditação permanecem praticando após o primeiro ano, devido a ausência de habilidades específicas para praticá-la: dispersões, crenças limitantes, dúvidas negativas, desconfiança, preguiça e falta de motivação, geradas pela ausência de conhecimento e sistematização sobre a técnica.

Finalidade

A Ciência da Meditação é um Curso estratégico de aprimoramento com uma abordagem metodológica e dinâmica, visando oferecer um manual avançado de meditação para iniciantes e praticantes, assim como tornar consciente suas relações com o mecanismo funcional da mente e a paz interior.

Conteúdo programático / Propósitos

– Estabelecer uma conexão consciente e sábia entre o modo de funcionamento da mente e os fenômenos da natureza.

– Aperfeiçoar competências espontâneas para efetuar escolhas que possibilitem maturidade emocional e liberdade de ação.

– Desenvolver a quietude mental estável (mindfulness) e a pacificação da mente.

– Aprimorar o processo de concentração meditativa e atenção plena: percepção sobre os acontecimentos, poderes da mente, estágios de desenvolvimento, obstáculos, antídotos e espiritualidade.

– Perder o medo da meditação: do relaxamento à transcendência.

– Prevenir a ansiedade, o distresse e a depressão.

– Priorizar o relaxamentoe reduzir a velocidade mental: slow movement culture.

– Desenvolver foco visando a obtenção de resultados.

– Projetar novos padrões vibracionais da mente.

– Implementar uma cultura de paz interior: viver mais, com saúde mental, emocional e física.

Próxima turma: 14 de dezembro, 9h30 às 17h30

Local: Rua Tavares de Macedo 95 / 905 Icaraí, Niterói, RJ